Como ensinar utilizando a internet?

A aplicação da Internet nas atividades curriculares tem mostrado sua eficiência nos métodos de ensino e aprendizagem, uma vez que a informação e o conhecimento estão cada vez mais inseridos no mundo digital. Diante dessa constatação, o papel do professor é essencial para estimular os alunos para o uso das Novas Tecnologias como uma ferramenta complementar na sala de aula. Para isso, é essencial que nós nos apropriemos das inúmeras possibilidades do uso da Internet para ajudar nossos alunos, de forma crítica e ativa, em tarefas como, pesquisar, publicar e se comunicar na web, conhecimentos essenciais a qualquer internauta.
Na Internet podemos encontrar inúmeros textos, oficinas, sites com atividades Aproveite e use a sala de informática de sua escola. Comece utilizando o GOOGLE para fazer essa pesquisa e ver como temos inúmeras possibilidades de utilização da nossa sala de informática.
Fica aqui sugestões de bons sites e apresentação no power point para uso no Laboratório de Informática

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Multiplicidade da tecnologia

Para especialistas em ensino, as possibilidades que os diversos apetrechos tecnológicos possibilitam para a vida dos alunos pedem mais que a simples inclusão de novos aparelhos no ambiente de aprendizagem, mas exige uma própria transformação da escola, que atende crianças e adolescentes da geração digital, mas segue métodos de ensino analógicos.

Para a professora Maria Auxiliadora Padilha, um dos problemas centrais é o distanciamento do aluno em relação ao ambiente escolar. A vida em sociedade está completamente modificada em função dos avanços tecnológicos, mas tais mudanças não são vistas na escola, o que faz com que os alunos se afastam dela.


O professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Meira, defende que o educador deve conhecer as possibilidades de aprendizagem nos novos meios e desafiar o estudante a aprender com elas, sabendo os limites de conhecimento que esse artefato pode produzir.

Destaca ainda que para a utilização adequada e produtiva dos meios, é fundamental que a escola compreenda o que o aluno faz na rede para fazer um uso pedagógico desses espaços. Por exemplo, utilizar o celular como um meio para se ensinar história ou matemática. Utilizar o twitter no português, na ciência ou na geografia. Agora, os educadores precisariam de mais tempo e espaço para aprender a lidar com as tecnologias e incluí-las em seus planejamentos. Se o currículo fosse mais flexível isso seria possível e com certeza os resultados poderiam ser melhores e mais produtivos, tanto para a escola quanto para educadores e educandos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Twitter na escola

Quantos educadores não sabem o que é twitter? E se pedíssemos para ser incluído nos planejamentos escolares?

Nossa!!! Será possível mesmo?! Muitos diriam que isso não era possível, que ia atrapalhar a disciplina ministrada ou que isso é passar o tempo e não ensinar.

Trago aqui a dica da matéria Twitter na escola ajuda?, que mostra alguns pontos positivos do uso do nanoblog em classe.

Como se trata de uma ferramenta relativamente nova – apesar de já ter mais de um milhão de participantes somente no Brasil –, algumas formas de uso ainda apresentam limitações.

As vantagens mostradas pelo autor, porém, superam tais problemas.

As sugestões do uso do Twitter em sala de aula vão desde um debate dos alunos com algum cientista ou professor que esteja em outra cidade até a exposição de imagens captadas pelos twitters.

Se interessou pelo assunto?Então leia a matéria, pratique em sua escola e conte-nos como foi a experiência! Boa sorte!

Escolas permanecem analógicas na era dos alunos digitais

Enquanto a geração do século 21 nasce plugada e desafia os modelos tradicionais de educação com inéditas formas de pensar e de aprender, a escola que se propõe a ensiná-los pouco se modernizou.

Diante do choque inevitável entre “alunos digitais” e um modelo de ensino analógico, especialistas alertam: se quiserem continuar cumprindo seu papel, as instituições de ensino precisam se reformular.

E para isso não adianta apenas investir em laboratórios de informática.

É necessário repensar desde a maneira de se relacionar com os alunos até a geografia da sala de aula.

Em vez de taxar os alunos de dispersos, inquietos ou desinteressados, é preciso investigar o porquê dessa apatia.

Segundo o pedagogo Hamílton Werneck, a escola tem um papel importante nessa mediação, ajudando a discernir informação da distração.

Fonte: Zero Hora (RS), Letícia Duarte

Além do mais, não adianta apenas ter a tecnologia a disposição. É preciso saber utilizá-la! Mais do que nunca, os encontros pedagógicos precisam discutir esse novo formato, incentivando os educadores a implementarem a tecnologia da informação em suas aulas, dinamizando o conteúdo e facilitando, inclusive, a aprendizagem.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Wubi: como instalar o Linux sem mexer no Windows




O que é RSS

http://verdesmares.globo.com/v3/rss/

O que é RSS?
RSS é um formato de arquivo de internet usado para distribuição automática do conteúdo de um website.

A principal vantagem é que a leitura de notícias passa a ser em tempo real, já que as atualizações do site são avisadas automaticamente;

Para usar a funcionalidade, o usuário precisa de um leitor de RSS, separados nas seguintes categorias:

Agregadores de RSS (software)
FeedReader (http://www.feedreader.com/)
Pluck (http://www.pluck.com)
Agregadores de RSS (sites)
Bloglines (http://www.bloglines.com)
Google Reader (http://www.google.com/reader/)
Netvibes (http://www.netvibes.com)