Como ensinar utilizando a internet?

A aplicação da Internet nas atividades curriculares tem mostrado sua eficiência nos métodos de ensino e aprendizagem, uma vez que a informação e o conhecimento estão cada vez mais inseridos no mundo digital. Diante dessa constatação, o papel do professor é essencial para estimular os alunos para o uso das Novas Tecnologias como uma ferramenta complementar na sala de aula. Para isso, é essencial que nós nos apropriemos das inúmeras possibilidades do uso da Internet para ajudar nossos alunos, de forma crítica e ativa, em tarefas como, pesquisar, publicar e se comunicar na web, conhecimentos essenciais a qualquer internauta.
Na Internet podemos encontrar inúmeros textos, oficinas, sites com atividades Aproveite e use a sala de informática de sua escola. Comece utilizando o GOOGLE para fazer essa pesquisa e ver como temos inúmeras possibilidades de utilização da nossa sala de informática.
Fica aqui sugestões de bons sites e apresentação no power point para uso no Laboratório de Informática

sábado, 31 de maio de 2014

TISE 2014

XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação

Grande evento que sempre acontece no Chile e este ano especialmente
vai acontecer em Fortaleza-Ce.

TISE


20° Ciaed - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação

3° Congresso Brasileiro de Informática na Educação

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dica para criar sites de graça


Quer criar um ambiente virtual e disponibilizar arquivos, vídeos e imagens para seus colegas de escola ou para seus alunos? O Google Sites permite que você crie uma página com a estrutura que deseja e de forma gratuita. Não é preciso conhecer linguagem de programação e você pode dividir as áreas do site de acordo temas. É possível ainda inserir planilhas, calendários e slides. A vantagem de ter um ambiente virtual como esse é que todos podem ter acesso ao conteúdo publicado.
Antes de um encontro de formação, por exemplo, é possível criar uma página específica no site e disponibilizar todos os materiais de leitura. Veja um exemplo de site criado por uma professora utilizando essa ferramenta.

Confira o nosso tutorial com os primeiros passos para criar sua própria página.


Também é possível criar sites gratuitos utilizando outras ferramentas, como Wix e Yola. Já criou um site na sua escola? Compartilhe com a gente!

Três ferramentas para traduzir textos de PDF


Se você costuma navegar na internet em busca de livros ou artigos acadêmicos, já deve ter notado que boa parte dos materiais disponíveis para consulta online ou para download está em formato PDF, um padrão de arquivo aberto para troca de documentos eletrônicos. Até aí, tudo bem. Hoje há inúmeros leitores de PDF, tanto para computador como para celular e tablet. O problema é quando o texto está escrito em inglês ou em outro idioma que não dominamos.
Mas isso já não é mais motivo de preocupação. Saiba que existem alguns programas que traduzem arquivos de PDF para o português! Mas nem tudo é perfeito. Em geral, as versões gratuitas desses programas traduzem apenas um número pré-definido de páginas. Outro inconveniente está no fato de os tradutores contarem com bancos de dados limitados, não reconhecendo algumas palavras, além de não possuírem “conhecimento” linguístico para traduzir expressões idiomáticas ou figuras de linguagem. De todo modo, essas ferramentas podem lhe dar uma mãozinha com aquele artigo que você tem apenas meia hora para ler ou aquele texto que você só encontra em alemão.

domingo, 11 de maio de 2014

Google lança serviços gratuitos para professores.

Um ambiente virtual onde alunos e professores podem trocar informações de forma fácil e protegida, que permite agilizar processos como a correção de tarefas e melhorar a comunicação entre estudantes e educadores. É o que promete o Google com o novo serviço Sala de Aula, parte de sua linha de aplicativos voltada para o sistema de ensino – a Google Apps for Education.
Sala de Aula utiliza os serviços de armazenamento em nuvem da empresa para criar uma plataforma customizada para cada turma. Com configuração simplificada, ele permite que o professor crie um grupo fechado com seus alunos, restringindo o acesso aos conteúdos postados.